NotíciasLançamento do livro Frutos Amargos & Fragmentos de um Pequeno Poemário, de Roque Bispo Conceição

Lançamento do livro Frutos Amargos & Fragmentos de um Pequeno Poemário, de Roque Bispo Conceição

Dia 15 de dezembro, em Salvador, na Casa do Benin, no Pelourinho, às 15h, o professor e escritor Roque Bispo Conceição, Roque de Boboso, apresentado pela professora Josenildes Conceição Fretas (UFBA), estará lançando o livro Frutos Amargos & Fragmentos de um Pequeno Poemário, editado pela Portuário Atelier Editorial.

Nascido em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, o escritor e professor Roque carrega em suas narrativas uma leitura crítica do Brasil e da política brasileira no marco das últimas duas décadas e, de forma mais aguçada, discute os processos políticos vividos no país como impeachment da presidenta Dilma (PT), a ascensão de uma nova direita, os ataques ao STF, reflexos e impactos do golpe. É na boa prosa e análise sócio-política do Brasil, sobretudo, que o autor alicerça o livro, sem, todavia, deixar de fora, um lirismo tingido por uma poética forjada pela experiência, pelo zelo a palavra, a cultura oral, as tradições ancestrais que marcam sua história de vida, em Cachoeira, e em Brotas, na capital baiana. Sua memória dos terreiros, na Ladeira do Manuel Vitório, onde cresceu, sua presença na Roça do Ventura, de nação Jeje Mahin, dirigido pela sua família. O livro também traz uma seção distinta das crônicas: Fragmentos de um Pequeno Poemário, na qual é possível ler uma outra verve de Roque de Boboso: a poesia.

“Aos 26 anos, em 1969, Roque Bispo Conceição ingressava no curso de Letras da UFBA – Universidade Federal da Bahia. Foi colega de intelectuais negros, tais como Jônatas Conceição, Nazaré Lima, José Raimundo, dentre outras figuras. Desde essa época, ele sempre foi afeito à escrita e sempre se preocupou com os rumos políticos do país” revela o compositor e Professor Dr. Vércio Gonçalves Conceição, no prefacio da obra.

O poeta Camilo César Alvarenga, na orelha do livro, destaca que a obra nos oferece o gosto crônico e os sabores poéticos da degustação de um prisma interpretativo destes e outros tantos acontecimentos e eventos históricos ou cotidianos, da trivialidade à complexidade de fatos e sistemas políticos em observação crítica, numa república ruída por ratos na qual se sabe que a política terá que oferecer um novo panorama. A professora da UFBA Josenildes da Conceição de Freitas, no posfácio, revela o tom da escrita do cachoeirano Roque:

Insurgindo-se contra o fascismo e o racismo escancarados em nosso cotidiano, a escrita de Roque Conceição, filho de Cachoeira-BA, reaviva não apenas nossa memória política, mas ainda testemunha a memória da diáspora africana no Brasil, na América Latina, e presente na própria ambiência onde foi criado, na Ladeira do Manuel Vitório, em terreiros como a Roça do Ventura e festas como a da Boa Morte e a d’Ajuda; é o que notaremos em suas crônicas mais ternas.

O quê:

Lançamento do livro Frutos Amargos & Fragmentos de um Pequeno Poemário

Quando:

15/12/2022 às 15h

Valor da entrada: Gratuita

R$ 45,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);