Você tem entre 13 e 21 anos? Gosta de ler o mundo e escrever? Se ligue nas Oficinas Poesia Ouvida
Com objetivo de fomentar a leitura e a escrita, ao passo que estimula o surgimento de novos escritores e escritoras nas cidades de Cachoeira e São Félix, a Portuário Atelier Editorial realizará, a partir de 29 de abril, nas duas cidades, as Oficinas de Leituras, Escritas e Investigação Literária Poesia OuVida, contempladas com o Edital Transformando Energia em Cultura, uma das mais importantes iniciativas de fomento à arte e à cultura do país, realizado pelo Instituto Neoenergia e distribuidoras Neoenergia Cosern, Neoenergia Coelba e Neoenergia Brasília, com parceria técnica da Baluarte Cultura.

As oficinas acontecerão nas cidades de Cachoeira, toda quinta-feira, na sede da Portuário Atelier Editorial, e em São Felix, às terças, no Centro Cultural Américo Simas, entre os meses de abril e agosto. A programação lítero-cultural acontecerá sempre aos sábados, integrando participantes das duas cidades.
A partir de uma noção não grafocêntrica da literatura, da prática de leitura escrita de autorxs negrxs, da investigação lítero-cultural das histórias orais, visita às comunidades tradicionais de Cachoeira e São Félix, encontro com autores e autoras negrxs emrodas de conversa mediadas pelo poeta João Vanderlei de Moraes Filho, a escrita, as leituras, livros e poesia terão espaço para investigação, criação e um vasto território a ser explorado no decorrer dos encontros.
Os diálogos e visitas às comunidades, aliados às leituras de mundo e escrita de autorxs nas oficinas produzirão poéticas em movimento, resultando textos que serão gravadas na voz dxs autorxs e veiculada em Rádio Fm, em pílulas Poesia Ouvida.

Como resultado, será publicado um livro no qual será possível ler os processos, metodologias aplicadas, imagens e poemas produzidos a partir das oficinas. Para participar, você deverá se inscrever de forma presencial na sede da Portuário ou preenchendo formulário neste link https://forms.gle/mySLseTRPiSX9RaM7 entre os dias 03 e 14 de de abril. Serão oferecidas 40 vagas, 20 para cada cidade. O resultado da seleção será publicado no dia 23 de abril no site da Portuário e nos perfis do Instagram e Facebook da editora.
O Poesia OuVida é um projeto do Programa de Incentivo à Leitura e Escrita Oju Aiye, com realização da Portuário Atelier Editorial em parceria com o Centro Comunitário do Rosarinho, o ILLER – Instituto Lítero-cultural de Leituras e Escritas do Recôncavo e Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São Felix. Através do Patrocínio da Coelba, Instituto Neo Energia, Edital Transformando Energia em Cultura, Programa Faz Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Deixe um comentário