NotíciasLeitura escrita em voz alta com poetas do Poesia Ouvida

Leitura escrita em voz alta com poetas do Poesia Ouvida

O exercício da escrita e a prática da leitura escrita em voz alta são experiências compartilhadas durante as Oficinas do Poesia Ouvida. Elas contribuem para o desenvolvimento da concentração na escuta e amplia nossa relação de confiança com o contexto.

Ler em voz alta é concertar o canto da palavra com a emoção peculiar de quem desenha a narrativa para quem escuta. Para argentina Cecília Bajour*
“a musica de nossa leitura pode revelar os realces que conferimos àquilo que lemos, as melodias que evocamos ou a percepção de sua ausência, os ruídos ou os silêncios que o texto nos despertam. Esses sons saem e se encontram com outros: o das partituras de outrxs leitorxs.”

Isto ocorre após nos aproximarmos da noção de literatura terreiro e oralitura em imersões, encontros, rodas de conversas e intercâmbios com griots, grupos, autores e autoras negrxs.

A partir desse mês de agosto os poemas já produzidos e lidos em voz alta nas rodas das oficinas serão gravados em estúdio pelxs poetas e veiculados em rádios fm’s do Território do Recôncavo.

Nesta ação, daremos início a uma campanha de promoção da leitura e escrita, tendo como ponto de partida nossas experiências nas Oficinas. Explicaremos com maiores detalhes ao longo da semana.

Nesse processo, o livro começa a tomar corpo também enquanto objeto cultural, arte, impresso, meio de difundir poesia e afeto.
Produto cultural de uma economia centrada na criatividade, o livro e a economia criativa serão temas de três Workshops oferecidos pela Oficina Poesia Ouvida. Teremos a oportunidade de formular nossos projetos editoriais e aplicá-los.

Nosso objetivo é fortalecer a bibliodiversidade ao tempo em que contribuímos para difusão de poetas e suas obras, multiplicando o alcance das leituras.

Transformando energia em cultura!

Poesia Ouvida é realização da Portuário Atelier Editorial em parceria com o @instituto_de_leitura_e_escrita e a @rede_makaia com apoio do @saofelix_culturaeturismo

Patrocínio
Instituto Coelba, #institutoneoenergia

Programa #fazcultura
Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

*Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Pulo do Gato, 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);