NotíciasCom a participação da pedagoga Radi Oliveira, da antropóloga Andrea Coutinho e do poeta João Vanderlei de Moraes Filho o Poesia Ouvida foi iniciado

Com a participação da pedagoga Radi Oliveira, da antropóloga Andrea Coutinho e do poeta João Vanderlei de Moraes Filho o Poesia Ouvida foi iniciado

Tivemos início em 31 de abril, na sede da Portuário Atelier Editorial.

Na abertura, além dos inscritos nas oficinas, tivemos a participação da pedagoga Radi Oliveira, que atua com a antropóloga Andrea Coutinho e o poeta João Vanderlei de Moraes Filho na direção de arte e educação do projeto.

Ao final das oficinas, produziremos um livro com toda produção literária dos participantes, com o itinerário percorrido pelas oficinas nas comunidades tradicionais, a presença de griots, escritoras e escritores convidadxs para Rodas de Conversa ao longo das terças, quintas e sábados entre abril e agosto de 2023.

Neste percurso em que iremos dos processos criativos à edição, produção e lançamento do livro, teremos a oportunidade de tecer um projeto editorial coletivo que sirvirá de referência para tantos outros que virão a partir do aprendizado compartilhado nas Oficinas. Embora a Portuário atue a partir de delineamentos de sua politica de fortalecimento da bibliodiversidade, ela traz consistência conceitual ao dialogar com diretrizes dos Planos Nacional e Estadual de Cultura e dos Planos Nacional e Estadual do Livro e Leitura.

Ao apropria-se destas políticas culturais, a Portuário e o ILLER – Instituto de Lítero Cultural de Leituras e Escritas do Recôncavo tingem nestes documentos sinais de efetividades para além das formulações operativas.

A experiência do Poesia Ouvida, enquanto expressão de uma política, tem buscado ampliar a percepção da potência criativa da oralitura, da palavra, da arte, da leitura escrita, proporcionando, sobretudo, práticas relacionadas à criação de textos, incentivo ao hábito da leitura, formação em dinâmicas produtivas do livro e contato com escritores, escritoras e griots.

O Poesia Ouvida é uma realização da Portuário em do ILLER Apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São Felix Patrocínio da Coelba, Instituto Neo Energia, Programa Faz Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. #institutoneoenergia #coelba #Fazcultura #poesiaouvida #portuarioateliereditorial #joaovanerleidemoraesfilho #cachoeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);