NotíciasPoéticas Uterinas: Roda de conversa com a museóloga Luz Gomes

Poéticas Uterinas: Roda de conversa com a museóloga Luz Gomes

Dia 18 de agosto, a poeta e museóloga são-felista Luz Gomes compartilhou semente para criação poética de todes na Roda de Conversa da Oficina de Leituras e Escritas Poesia Ouvida.

Na gira. tivemos a leitura de poemas do cientista social e poeta Camillo Cesar Alvarenga, da socióloga e poeta Julia Abdala.

Andrea Coutinho, coordenadora da Rede Makaia, a escritora Endi Kehtleen, as cineastas Lohanna Tanajura e Fer, todes parte da Oficina Poesia Ouvida desde o início, em abril, não perderam a atenção em um só instante.

Ouvir a museologa Luz Gomes, Profª Drª na UFPA, nos fez percorrer argumentos sobre a necessidade de reunir imagens e poéticas negras com traços olvidados pelos livros didáticos, outros elementos da educação e da cultura. Estéticas, filosofias, artes, sabedorias africanas cobertas pela colonialidade eurocentrada, propositadamente, operando para este silenciamento. Descobri-las é descolonizar-se.

A leitura e a escrita lida em voz alta pode provocar processos emancipatórios importantes na formação lítero-cultural de jovens e adultos.

Poder linkar a leitura museal à escrita e dela depurar uma poética capaz de dar conta das emoções em todos os lugares, se houver poesia! Um mundo sem poesia é um território estéril.

Por isso #botepoesianasuavida e se junte a gente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No concentramos da ODS 4, Educação de qualidade. Sabe o que significa?

Uma educação de qualidade é aquela que fornece a todos os estudantes as capacidades de que precisam para se tornarem economicamente produtivos, desenvolver meios de vida sustentáveis, contribuir para sociedades pacíficas e democráticas e melhorar o bem estar individual.

Desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Oficina de Leituras, Escritas e Investigação Literária Poesia Ouvida

Realização da Portuário Atelier Editorial em parceria com o @instituto_de_leitura_e_escrita e a @rede_makaia

com apoio do @saofelix_culturaeturismo

Patrocínio
Instituto Coelba, #institutoneoenergia
Programa #fazcultura
Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);