Ativismo Negro em Salvador no período da ditadura (1970/1980)

Ativismo Negro em Salvador no período da ditadura (1970/1980)

R$ 60,00

Professor Andersen Figueiredo, mestre e pesquisador; membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Recôncavo da Bahia e do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Este trabalho é fruto de suas investigações em arquivos, jornais e na aplicação dos métodos da História Oral na produção historiográfica.

Sua dissertação de mestrado, origem desta obra, revela diversas facetas dos movimentos negros na Bahia e suas relações com instâncias nacionais e internacionais. Sua descrição descortina trajetórias de vida, diversas associações de negros e divergências entre os grupos de militantes, problematizando questões como estratégias de combate à Ditadura Militar, ações de mobilização dos movimentos negros, relações políticos partidárias e construção do Movimento Negro Unificado (MNU), mapeando seus líderes na Bahia e suas principais reivindicações. Com este trabalho do professor e pesquisador Andersen Figueiredo, a historiografia baiana e os movimentos negros, adquirem mais uma importante contribuição para uma História dos Negros, no Brasil republicano.

Esta obra é uma leitura obrigatória para os especialistas na temática das relações raciais e das associação de negros no Brasil; um instrumento de formação política na luta contra o racismo.

Antonio Liberac Cardoso Simões Pires

Doutor em História (UNICAMP)

Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Descrição

Andersen Figueiredo – Nasceu em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, é graduado em História (1998) e pós-graduado em Educação Ambiental para a Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). Pós-graduado em História da África, da Cultura Afro-Brasileira e Africana (2013) e Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (2016) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Publicou artigos e poemas em vários livros e jornais. Participou da coletânea Versos Reciclados (1998) EEA/UEFS; antologia poética Todas as Mãos (2016) pela Portuário Atelier Editorial; Caminhos para a efetivação da Lei nº 11.645/2008 (2016) pela Editora Fino Traço; Cadernos nossa rede – Sarau de leitura de poemas, pela Secretária Municipal de Educação de Salvador – Bahia (2016); participou do Dossiê dos 130 anos da Abolição – Revista Historiar, Universidade Estadual Vale do Acaraú – Sobral – CE, UVA  (2018). Atualmente é professor da rede estadual e municipal de ensino do estado da Bahia.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

);