Descrição
Baseado na filosofia latino-americana, e, em particular, nas reflexões de Rodolfo Kusch, este livro levanta a possibilidade de articular uma educação para a convivência, afastada da lógica da modernidade europeia e de qualquer projeto colonial.
O ideal da modernidade foi incorporado na educação, em suas diretrizes para políticas educacionais, planos, programas, formação de professores e metodologias de avaliação. Buscar no currículo explícito o
que foi negado pelo projeto da modernidade é infrutífero porque o negado é a condição de possibilidade que convive no currículo oculto cotidiano e que se traduz nos destinatários presentes ou ausentes do sistema educativo.
que foi negado pelo projeto da modernidade é infrutífero porque o negado é a condição de possibilidade que convive no currículo oculto cotidiano e que se traduz nos destinatários presentes ou ausentes do sistema educativo.
O seguinte trabalho se propõe a relacionar os supostos visíveis e invisíveis do tecido conceitual que os pensadores europeus contribuíram para o ideal da modernidade. Para isto se infere que o projeto da
modernidade na educação, plasmado no idealismo dos autores clássicos modernos, estabeleceu um imaginário simultâneo, hegemônico e único, que não reconhece outras sabedorias legítimas (ancestrais-populares) diferentes ao relato de progresso racional, com as quais convive hoje no campo da educação, implícitos no currículo oculto.
modernidade na educação, plasmado no idealismo dos autores clássicos modernos, estabeleceu um imaginário simultâneo, hegemônico e único, que não reconhece outras sabedorias legítimas (ancestrais-populares) diferentes ao relato de progresso racional, com as quais convive hoje no campo da educação, implícitos no currículo oculto.
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