Três países sediarão o Quilombo Amefricano de Literaturas
BRASIL, COLÔMBIA CUBA – QUILOMBO AMEFRICANO DE LITERATURAS
A arte da palavra como elemento de salvaguarda presente em cada poética encontrada nessa comunidade “imaginada” e na prática.
Propomos encruzilhar três países Amefricanos: Brasil, Colômbia e Cuba. Dois territórios, Caribe e Recôncavo. Cartografados como patrimônio cultural e por espaços de distintas resistências desde a forçada travessia atlântica.
Nessas duas regiões três cidades-porto: La Havana, em Cuba, Cartagena de Índias, na Colômbia, e Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, evidenciam enlaces históricos e ancestrais, culturas e percepções de diversos de nossxs ancestrais chegados por conhecidas rotas da escravidão, o que nos é comum. Poéticas que permanecem vivas em cosmovisões impressas nas Américas por tradições africanas que para além de força de trabalho atravessaram mandingas, gingas, macumbas, axé, epistemes e filosofias silenciadas, apropriadas, muitas extintas, outras tantas salvaguardadas em oraleituras e literatura terreiro.
Nas encruzilhadas dessas três cidades há pontos de encontros históricos e oportunidades que podem ressignificar esses Portos e Rotas do Passado. Ao se reconhecer pela diáspora, pela trajetória aquilombada e emancipatória que temos vamos fortalecer redes colaborativas e sustentáveis para fomentar intercâmbios de saberes entre produtores editoriais, gestores de negócios literários, difusão e interlocução entre autores e autoras, mediadores de livros e de leituras nos três países
Dez poetas do Recôncavo. Missão: Difundir a literatura negra produzida na Bahia e Fortalecer a Bibliodiversidade. Vamos percorrer uma rota-território por onde também chegaram os nossos e reparar nestes contextos a formação de espaços estratégicos tendo a poesia e a arte da palavra será revelador de afetos e sabedorias que só se aprende em gira de aquilombamentos: com os seus, as suas, em movimento, nas encruzilhadas.
Um sonho compartilhado por muitos e muitos desde antes de amanhecer está habilitado pelo Edital 03/2023 do Governo da Bahia através Lei Paulo Gustavo – Ba / Apoio as Artes – Lia da Silveira – Literatura / Funceb
Ilustração @artedesuzart com intervenção artística @escrevista
Deixe um comentário