NotíciasMais uma Oficina de Leituras e Escritas Poesia Ouvida m São Felix

Mais uma Oficina de Leituras e Escritas Poesia Ouvida m São Felix

Terça-feira, dia 6 de junho, aconteceu mais uma Oficina de Leituras e Escritas Poesia Ouvida em São Felix na @bibliotecasaofelixba Contamos com a presença de Ednéia Gomes, estudante de publicidade da UFRB e mãe da escritora Sanfelista Endi Kathleen, que nos contemplou com uma brilhante participação com a leitura de São Felix e das linguagens artísticas com destaque para o teatral.

Essa semana, finalizamos o Iº Eixo da Oficina, quando dedicamos um tempo a conversa e exercícios sobre a percepção e noção de leitura, escrita, literatura terreiro, oralitura, patrimonialização, além de produzirmos os primeiros esboços de nosso projeto editorial. A finalização do Eixo I foi marcada por vários momentos, dentre os quais uma leitura do texto Rezadeira, do escritor Davi Nunes O texto compõe a Coleção Tinta Preta – Literatura Viva e Presente In Memoriam.

Na terça, Endi, com as presenças de @escrevista@guilboldrin de sua mãe e de sua irmã, leu sua produção literária em voz alta para nós durante a Oficina. Um belíssimo, muito bonito e expressivo no qual ela narrou uma experiência com a família dela e seu Pet. Interessante como a história se desdobra no relação sócio-cultural e até política da família. Logo vocês poderão conferir.

A experiência de escrever para posterior leitura em voz alta nos reposiciona diante do texto e do contexto. A produção literária ganha contorno de partitura e a voz alta da leitura escrita, que antes soava interiorizada em uma intimidade artística com a autora desperta a sensibilidade silenciosa da poesia revelada nos pequenos gestos de afeto e acolhimento dedicado a palavra, a memória do Pet, e o que a narrativa significa enquanto experiência viva de uma escrevivência que faz unir três jovens mulheres em formação com seus próprios saberes e fazeres cotidianos.

Poesia OuVida, uma realização da Portuário Atelier Editorial em parceria com Instituto Lítero-cultural de Leituras e Escritas do Recôncavo e Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São Felix. Patrocínio da Coelba, Instituto Neo Energia, Programa Faz Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);